Participe do fórum, é rápido e fácil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ih fudeu!!! Botnet usa servidores Linux para espalhar malware 0o

3 participantes

Ir para baixo

Ih fudeu!!! Botnet usa servidores Linux para espalhar malware 0o Empty Ih fudeu!!! Botnet usa servidores Linux para espalhar malware 0o

Mensagem por unruly Ter 15 Set 2009, 12:02 am






A segurança no Linux não parece ser mais a mesma, principalmente depois que Denis Sinegubko, um pesquisador russo especializado em segurança, descobriu que servidores Linux passaram a ser utilizados em uma botnet usada para distribuir malware.

Segundo o site The Register, cada uma das máquinas analisadas é responsável por armazenar um website autêntico. O problema é que invasores externos programaram as máquinas para rodar um outro servidor além do Apache, o nginx, responsável por distribuir as pragas virtuais.

Em seu blog (que pode ser visto pelo atalho http://tinyurl.com/nyca63), Sinegubko avisa que os servidores infectados podem fazer tudo o que um computador doméstico zumbi pode fazer, como auxiliar em ataques de negação de serviço e enviar spam, por exemplo. A principal diferença é que essas máquinas são muito mais potentes e têm uma ótima conexão com a internet, o que as torna ainda mais perigosas.

Apesar da ameaça ser considerada grave, o especialista explica que é muito mais fácil "caçar" e neutralizar um servidor rodando um código malicioso do que um computador doméstico. O endereço IP dos servidores não costumam ser dinâmicos (ou seja, não mudam periodicamente, são fixos), sendo portanto mais simples bloqueá-los.

Ele ainda avisa que todos servidores analisados rodam distribuições Linux comuns, muitas delas com vulnerabilidades vergonhosamente elementares, o que coloca em cheque a noção de que o sistema operacional é realmente seguro.

Zumbis e botnets
Além do medo tradicional de que o hacker obtenha informações do próprio usuário, invasões a computadores domésticos - e, pelo visto, a servidores também - estão sendo usadas pelos cybercriminosos para um mal maior.

As botnets são redes formadas por computadores infectados por vírus especiais capazes de torná-los "zumbis". Uma vez infectado, um PC zumbi pode ser controlado à distância por pessoas ou organizações criminosas.

Todos os PCs zumbis podem ser controlados ao mesmo tempo e de forma coordenada. Isso pode ser usado para enviar spam com abrangência global e até mesmo para atacar a infraestrutura de internet de países inteiros.

Botnets famosas têm um elevado número estimado de PCs zumbis. A Storm network, por exemplo, controla cerca de 80 mil computadores, enquanto o recente Conficker infectou algo em torno de 15 milhões de máquinas.

Os PCs zumbis também podem repassar o software que os infectou, ajudando a escravizar mais PCs sadios.

Hoje, estima-se que o interesse dos criminosos digitais pelos dados de um usuário doméstico seja muito pequeno. A grande motivação desses hackers é formar uma espécie de "exército zumbi" para poder atacar instituições maiores, sejam empresas ou governos.







unruly
unruly

Mensagens : 174
Data de inscrição : 02/09/2009
Idade : 39
Localização : 201.189.67.140

Ir para o topo Ir para baixo

Ih fudeu!!! Botnet usa servidores Linux para espalhar malware 0o Empty Re: Ih fudeu!!! Botnet usa servidores Linux para espalhar malware 0o

Mensagem por WagnerFernandes Ter 15 Set 2009, 12:35 pm

caramba o.o
WagnerFernandes
WagnerFernandes

Mensagens : 42
Data de inscrição : 04/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ih fudeu!!! Botnet usa servidores Linux para espalhar malware 0o Empty Re: Ih fudeu!!! Botnet usa servidores Linux para espalhar malware 0o

Mensagem por Johnatan Ter 15 Set 2009, 9:54 pm

affraid
Johnatan
Johnatan

Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ih fudeu!!! Botnet usa servidores Linux para espalhar malware 0o Empty Re: Ih fudeu!!! Botnet usa servidores Linux para espalhar malware 0o

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos