Justiça paranaense torna ilegal software P2P

Ir em baixo

Justiça paranaense torna ilegal software P2P Empty Justiça paranaense torna ilegal software P2P

Mensagem por Romulo Fernandes em Seg 19 Out 2009, 10:33 pm

Justiça paranaense torna ilegal software P2P K-lite-nitro-20090922173845

Em uma decisão inédita no Brasil, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná proibiu a distribuição do software P2P, K-Lite Nitro, que permitia o compartilhamento de arquivos na internet. De acordo com o documento oficial, a empresa Cadari Tecnologia da Informação e os responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção do programa computacional não podem disponibilizá-lo enquanto não for instalado um filtro de proteção, “que impeça o download de arquivos musicais protegidos pela Lei de Direito Autoral (Lei 9.610/98)”.

A ação foi movida pela Associação Protetora dos Direitos Intelectuais Fonográficos (APDIF), que representa as cinco maiores empresas do ramo fonográfico do país: EMI, Som Livre, Sony Music, Universal Musica e Warner Music.

Na decisão, a Justiça considerou que o software explorava comercialmente a tecnologia por meio da venda de espaço publicitário. Para os desembargadores, por conseguinte, os responsáveis pelo K-Lite Nitro podem ser condenados por infringir os direitos autorais, um crime tipificado no Código Penal com pena de dois a quatro anos de prisão.

A empresa paranaense, porém, já está recorrendo da decisão. Dentre os argumentos do primeiro recurso protocolado, a defesa alega que é impossível instalar o filtro pedido pelo Tribunal.

Em essência, a Justiça determinou que, em dez dias, fossem incluídos mais de quatro milhões de nomes de músicas das cinco gravadoras dentro do software, provindos de um CD entregue pela APDIF, a fim de serem barrados pelo recurso.

_________________

Forum Vírus Tech

Romulo Fernandes
Romulo Fernandes

Mensagens : 38
Data de inscrição : 09/09/2009
Idade : 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum