FAÇA UMA FAXINA NO SEU PC

Ir em baixo

FAÇA UMA FAXINA NO SEU PC Empty FAÇA UMA FAXINA NO SEU PC

Mensagem por Romulo Fernandes em Qui 07 Jan 2010, 2:22 pm

FAÇA UMA FAXINA NO SEU PC Limpar-pc

Usar o computador para baixar MP3, visitar sites, bater papo pelo MSN e baixar e-mails é básico. Todo mundo faz. No entanto, depois de algum tempo, a máquina trava o tempo todo, fica lenta e a navegação quase insuportável.

Foi por isso que bolei esse guia para que você mesmo possa fazer uma faxina no seu PC e deixar ele "zero bala" sem precisar chamar um técnico que vai te cobrar umas 100 pratas ou aquele seu amigo nerd pentelho.

Colocando a mão na massa
Bom, dependendo do estado do seu HD e de quanta tralha você tem dentro dele, essa super faxina pode demorar de até 5 horas, então reserve uma manhã ou uma tarde para essa "brincadeira". Imprima, leia com atenção todo esse texto e tenha certeza que entendeu todos os tópicos. É só seguir na ordem os passos abaixo. Não tem como errar. Moleza.
1º Passo: Baixe da internet o "material de limpeza"
Baixe os aplicativos abaixo e salve-os em uma pasta ou CD. Instale-os somente quando solicitado no texto. Não se preocupe, são todos gratuitos, bacanas e completos:
- CCleaner
- AdAware
- Spybot
- SuperAntiSpyware.
2º Passo: Crie um ponto de restauração do sistema
É simples: Vá em “Iniciar”, “Todos os Programas”, “Acessórios”, “Ferramentas de Sistema” e clique em “Criar um ponto de restauração”. Clique em AVANÇAR e digite ANTES DA FAXINA. E clique em CRIAR. Este recurso permitirá a você voltar ao estado anterior do seu PC caso você faça alguma cagada durante a faxina.

3º Passo: Limpe a lixeira e os arquivos temporários
É só clicar em: “Iniciar”, “Todos os Programas”, “Acessórios”, “Ferramentas de Sistema” e “Limpeza de Disco”. Selecione a unidade que vc quer limpar (normalmente é a C). Marque todos os arquivos. Clique em OK. Demora uns 15 minutos.

4º Passo: Programas Inúteis
É comum baixar dezenas de joguinhos, aplicativos, programinhas, etc... O ideal neste caso é desinstalar tudo, mas tomando cuidado para não remover os programas realmente úteis. Para isso, vá até o menu “Iniciar” e, em seguida, na opção “Painel de Controle” e abra “Instalar ou Remover Programas”. Clique sobre o item desejado e pronto. O próprio Windows vai se encarregar de retirá-lo de seu computador. É bom fazer isso com todos os programas que você não utiliza. Eu uso uma regra simples pra saber se um programa é útil ou não: Se eu usei nos últimos 2 meses, é útil. Se não, é tchau e "bença"... vai pra vala.

5º Passo: Limpeza Oculta
Mesmo depois de desinstalar programas, informações e arquivos ainda ficam no computador em local chamado "Registro do Windows". Essa limpeza é um grande risco se feita por leigos. Um "registro" deletado incorretamente pode resultar em falha do sistema e seu computador terá de ser reinstalado. Para evitar este problema, o software gratuito CCleaner faz toda a tarefa necessária e ainda retira todos os cookies – informações sobre sites visitados – e arquivos temporários. Depois de baixá-lo, instale-o em seu computador e abra o ícone que foi criado. Selecione onde deseja que a faxina seja feita e pronto! No máximo em cinco minutos estará tudo limpinho.

6º Passo: Arquivos Tranqueira
Cerca de 70% do seu HD é ocupado por eles: fotos, mp3, videos, etc. Grave tudo em CD ou DVD

7º Passo: Spywares
Uma das maiores pragas da Internet são os spywares - Você já tem um antispyware instalado? - Acredite, ele não retira todas as pragas sozinho. Nenhum antispyware faz isso. Eu sou exagerado e uso 3: AdAware, Spybot e SuperAntiSpyware. Importante: Instale, atualize (se necessário) e rode os 4 nessa ordem: 1º)AdAware, 2º)Spybot e 3º)SuperAntiSpyware. Um de cada vez. Você acha exagero? Não é não, amigo. Você verá que quando rodar o 3º antispyware, ele ainda achará pragas que os 2 primeiros deixaram pra trás. Só assim o seu sistema vai ficar limpinho, brilhando e com cheirinho de desinfetante.

8º Passo: Vírus
Aprenda: Nenhum antivírus se livra de todos os vírus no modo automático. Atualize seu antivírus e execute-o na opção "full scanner" ou "limpeza total". Você vai ficar surpreso com a quantidade de pragas que conseguiram entrar na sua máquina e o modo automático não pegou. Qual é o melhor antivírus? Sei lá... Uns dizem que é "X" outros dizem que é "Y"... Essa escolha fica por sua conta, ok?

9º Passo: Scandisk
Use o Scandisk para verificar se há erros no sistema de arquivos e se existem setores defeituosos no seu HD. É fácil! Clique no ícone "Meu computador" e clique o disco local a ser verificado com o botão direito, clique em Propriedades. Na guia Ferramentas em Verificação de erros, clique em Verificar agora. Em Opções de verificação de disco, marque a caixa de seleção Procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los. Pronto... Agora vá ver televisão, ler uma revista ou vá passear, pois esse processo, dependendo do tamanho do seu HD pode demorar horas.

Último Passo: Desfragmentação do Disco
Depois que todo o lixo e todas as pragas acumuladas forem retiradas definitivamente do computador, é bom fazer a “Desfragmentação do Disco”. À medida que você utiliza o HD, o Windows guarda os arquivos de forma desorganizada. A desfragmentação nada mais é que reunir todos os arquivos de forma inteligente para economizar espaço e também melhorar a velocidade de acesso à informação. Para executar esta ferramenta, vá em “Iniciar”, “Todos os Programas”, “Acessórios”, “Ferramentas de Sistema” e “Desfragmentar Disco”. Essa tarefa levará alguns minutos ou até mesmo muitas horas, dependendo do tamanho do seu disco rígido, mas vale a pena, funciona mesmo.

Pronto! seu HD agora está novinho em folha!

ou

OOOOOps, deu pau, e agora?
Se você leu e entendeu o texto acima não terá problema algum. Eu sigo essa rotina desde a "Era do Byte das Cavernas" e nunca deu pau. Mas nem todos são descolados com tecnologia e acabam fazendo alguma cagada na faxina e o computador passa a não funcionar como deveria. Para solucionar esse problema, use a genial função “Restaurar Sistema”. Como o próprio nome diz, restaura o sistema a um momento anterior que é selecionado pelo usuário. Para utilizar é simples. Vá em “Iniciar”, “Todos os Programas”, “Acessórios”, “Ferramentas de Sistema” e clique em “Restaurar Sistema”. Ao abrir a tela, confirme que você deseja executar uma “restauração para um ponto mais cedo” e avance. Escolha o dia para o qual você deseja voltar seu computador - o ideal é escolher o dia anterior ou o mais próximo - e prossiga. A máquina será reiniciada com as configurações da data solicitada. Um santo remédio para quem fez cagada.

_________________

Forum Vírus Tech

Romulo Fernandes
Romulo Fernandes

Mensagens : 38
Data de inscrição : 09/09/2009
Idade : 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum