Participe do fórum, é rápido e fácil

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Linux em dia

Ir para baixo

Linux em dia Empty Linux em dia

Mensagem por unruly Sex 04 Set 2009, 10:19 am

E o pau quebra solto!

Ao defender que as empresas já não podem mais arcar com o “status quo” das soluções fechadas e precisam procurar por alternativas flexíveis e de baixo custo, o presidente e CEO da Red Hat, Jim Whitehurst, aproveitou para alfinetar a Oracle e seu presidente, Larry Ellison. O “ataque” foi feito na quarta-feira,2, na abertura de seu encontro anual para clientes, parceiros de negócio e desenvolvedores, que acontece em Chicago (EUA). Na apresentação, o executivo disse que as empresas precisam escolher se querem flexibilidade em suas arquiteturas de TI ou se querem o que supostamente quer o CEO da Oracle.

“Você quer comprar na visão de Larry Ellison sobre o que sua infraestrutura de TI deve ser e qual funcionalidade você deve fornecer a seus clientes, ou que você deveria ouvir os seus clientes e ser flexível”, questionou Whitehurst, arrancando risos da platéia. Atualmente, a Red Hat trava uma disputa feroz com a Oracle, que também oferece suporte a clientes do sistema operacional Red Hat Enterprise Linux.


O CEO da Red Hat chamou a atenção para o que ele denomina de “ponto de inflexão” da TI nas empresas, em decorrência da “ruptura” causada por novas tecnologias e serviços, tais como Google, Twitter, Red Hat, Facebook, Wikipedia, entre outros. Tal cenário, segundo ele, exige maior seleção das empresas ao comprar uma solução, que seja capaz de dar poder de participação ao cliente. "Essas empresas não existiriam, se não fosse o código-fonte aberto, e a capacidade de inovar rapidamente", ressaltou.

Durante sua exposição, Whitehurst falou da estratégia da Red Hat, incluindo a forma como a companhia está trabalhando para construir arquiteturas de TI flexíveis e que permitam que as empresas atendam as demandas de seus próprios clientes internos. E tratou também da política de aquisições. Ao citar a compra da JBoss, fabricante de software de middleware open source, em 2006, o executivo disse que muitas vezes se perguntou por que a Red Hat não adquiriu a fornecedora de framework Java SpringSource. Mas em seguida, ele mesmo justificou: "Nós não queremos prescrever o framework, o idioma, como o usuário quer construir a sua funcionalidade. Nós queremos construir para todos eles", disse Whitehurst.

Em entrevista à TI INSINDE Online, ele adiantou, porém, que a companhia planeja manter a estratégia de crescimento por meio da compra de empresas e confirmou que ela está prospectando novas oportunidades de aquisição, sem revelar a identidade das candidatas. Segundo Whitehurst, dinheiro em caixa não falta. Ele ponderou apenas que o foco está em adquirir empresas com sinergias com o portfólio da Red Hat e citou como exemplo a aquisição da Amentra, empresa de serviços de integração de sistemas para SOA, gerenciamento de processos de negócios (BPM, na sigla em inglês), desenvolvimento de sistemas e soluções para dados empresariais, além da Qumranet, fabricante de software para virtualização de desktops, comprada no ano passado por US$ 107 milhões.

Ao ser questionado sobre o interesse da Red Hat em entrar na disputa do mercado de sistema operacional para netbooks, Whitehurst negou. “Não é nosso foco neste momento, mas eu nunca digo nunca”, brinca, explicando que a empresa está voltada para projetos em grandes clientes.

Virtualização ampliada

Na conferência, a empresa anunciou a disponibilidade da plataforma Red Hat Enterprise Linux 5.4, que é a base do portfólio de soluções de virtualização, o Red Hat Enterprise Virtualization, que é fornecido para os clientes no modelo de subscrição – no qual cobra apenas pelo suporte técnico, acesso a atualizações, segurança, certificação de hardware e software e documentação, ao contrário do modelo de venda licença das empresas que vendem software comercial, como a Microsoft, IBM, Oracle, etc.

Com a nova versão, que foi desenvolvida como parte integrante do kernel do Linux – o kernel-based virtual machine (KVM) –, a Red Hat amplia a capacidade de virtualização, incluindo a tecnologia Intel Virtualization Technology for Directed I/O, bem como o PCI-SIG SR-IOV, permitindo que várias máquinas virtuais operem em uma plataforma Intel Xeon Série 5500. O kernel-based virtual machine. A empresa garantiu, porém, que a virtualização Xen continuará a objetivo é reforçar a posição da Red Hat em virtualização como sendo a primeira a oferecer um receber suporte durante o ciclo de vida completo do Red Hat Enterprise Linux 5.

A mudança da arquitetura dos produtos de virtualização do Xen para o KVM faz parte também da estratégia da Red Hat para disputar o mercado com a VMware, empresa pertencente a EMC e criadora do software de virtualização mais conhecido do mercado. Whitehurst cita como vantagens da Red Hat nessa briga o fato de, segundo ele, a empresa possuir melhores produtos e, o mais importante, de ser uma plataforma aberta, o que permite a interoperabilidade com outros sistemas. “A primeira é que, por ser aberto, os fabricantes de hardware estão preparando suas máquinas para funcionar com Linux. Depois, é preciso distinguir que na virtualização feita pelo VMware ou se virtualiza tudo ou não se virtualiza nada. Além disso, empresas como a Oracle não certificam suas aplicações para o VMware”, resume.

A versão 5.4 também oferece avanços em desempenho, segurança e armazenamento, conforme salienta Paul Cormier, vice-presidente executivo de produtos e tecnologias da Red Hat, ao enfatizar o foco da empresa em virtualização. “Nós estamos tornando a virtualização disponível e facilmente ‘mobilizável’ em todo o data center da empresa”, disse.

“O Red Hat Enterprise Linux desempenha um papel importante na estratégia de virtualização da Red Hat, e a disponibilidade da versão 5.4 com a mesma base da tecnologia de virtualização é um passo significativo em nossa oferta de virtualização para o mercado”, completou Scott Crenshaw, vice-presidente da unidade de negócios de plataforma da Red Hat.

O diretor geral da Red Hat no Brasil, Alejandro Chocolat, faz a ressalva que os recursos de virtualização estão disponíveis no Red Hat Enterprise Linux desde a versão 5.0. “A diferença na versão 5.4 está na incorporação do KVM, o que, agora com o acordo de interoperabilidade com a Microsoft, vai permitir que as empresas implantem máquinas virtuais com o Red Hat no Windows, ou vice-versa”, explica ele, observando que antes só era possível fazer virtualização com Windows em cima de Windows e de Linux em cima de Linux. Ao frisar que o acordo não tem caráter econômico, portanto não envolve o pagamento de royalties, o executivo diz que a integração deve ampliar sobremaneira o mercado para o Red Hat Enterprise Linux e o Red Hat Enterprise Virtualization.

Conferência duas-em-uma

Além do Red Hat Enterprise Linux 5.4, a empresa também anunciou a disponibilidade do Red Hat Network Satellite 5.3, para utilização no gerenciamento de sistemas locais. Ele permite que as atualizações de software, gerenciamento de configuração, provisionamento e monitoramento em ambientes físicos e virtuais servidores Red Hat Enterprise Linux.

A Red Hat também aproveitou o evento para comemorar os dez anos de criação do certificado de engenharia da Red Hat (RHCE - Red Hat Certified Engineer), lançado em 1999 e um dos programas de certificação Linux de maior desempenho. Seu sucesso e longevidade são conseqüências da sólida experiência em conferir as habilidades dos profissionais de Linux através da avaliação de desempenho baseada nas competências necessárias para administrar sistemas da Red Hat Enterprise Linux.

O Red Hat Summit 2009, que vai até está sexta-feira, 4, neste ano passou a congregar também o JBoss World, para desenvolvedores, que antes ocorrida em separado. Ele tem como objetivo apresentar as tendências de software livre, estudos de caso de empresas que utilizam a plataforma Red Hat Linux e estratégia de negócios com parceiros.


Última edição por unruly em Dom 06 Set 2009, 1:27 am, editado 4 vez(es)
unruly
unruly

Mensagens : 174
Data de inscrição : 02/09/2009
Idade : 39
Localização : 201.189.67.140

Ir para o topo Ir para baixo

Linux em dia Empty Re: Linux em dia

Mensagem por unruly Sex 04 Set 2009, 10:20 am

uauu eu ja tenho 13 pontos!! *-*


bounce
unruly
unruly

Mensagens : 174
Data de inscrição : 02/09/2009
Idade : 39
Localização : 201.189.67.140

Ir para o topo Ir para baixo

Linux em dia Empty Re: Linux em dia

Mensagem por unruly Sex 04 Set 2009, 10:28 am

Mais uma porcaria de distro do ubuntu... u.u

Uma nova distribuição Linux, baseada no Ubuntu 9.10, acaba de ganhar sua primeira versão de testes, a Lubuntu 9.10 Beta 14.

O novo sistema operacional, com apenas 342 MB, veio para disputar com o Xubuntu, conhecido como uma das melhores distribuições para notebooks e netbooks.

O projeto começou em março deste ano com o objetivo de gerar um SO leve e alternativo. Seus desenvolvedores afirmam que seu produto pode rodar em computadores antigos, com menos de 256 MB de RAM, coisa que seu rival ainda não consegue.

A interface utilizada é o LXDE, que segue os mesmos padrões gráficos do KDE. Ele vem com o Linux kernel 2.6.31 RC8, o Openbox 3.4.7.2, Firefox 3.5.2, Pidgin 2.5.8, Aqualung R-1061 e o xfBurn 0.4.2, entre outros aplicativos.

O Lubuntu deve sair ao mesmo tempo em que o Ubuntu 9.10, também chamado de Karmic Koala, no próximo dia 29 de outubro.


Última edição por unruly em Dom 06 Set 2009, 1:27 am, editado 1 vez(es)
unruly
unruly

Mensagens : 174
Data de inscrição : 02/09/2009
Idade : 39
Localização : 201.189.67.140

Ir para o topo Ir para baixo

Linux em dia Empty Re: Linux em dia

Mensagem por unruly Dom 06 Set 2009, 1:25 am

Já está disponível para download o Debian 5.0 com acessibilidade.

Características:

* Carrega no modo de Live CD.
* Configurado o português do Brasil como idioma padrão.
* O leitor de telas Orca é ativado automaticamente.
* Evolution e OpenOffice não inclusos
* Speakup ativado para o modo console.
* Instalador que permite instalar o sistema no HD ou em Pendrive

Bom, este é o primeiro teste, sugestões e pacotes a serem incluídos nas próximas versões, utilizem os comentários do post.

debian-5.02-desktop-i386-custom-linuxacessivel.org.iso
unruly
unruly

Mensagens : 174
Data de inscrição : 02/09/2009
Idade : 39
Localização : 201.189.67.140

Ir para o topo Ir para baixo

Linux em dia Empty Re: Linux em dia

Mensagem por unruly Ter 15 Set 2009, 12:01 am






A segurança no Linux não parece ser mais a mesma, principalmente depois que Denis Sinegubko, um pesquisador russo especializado em segurança, descobriu que servidores Linux passaram a ser utilizados em uma botnet usada para distribuir malware.

Segundo o site The Register, cada uma das máquinas analisadas é responsável por armazenar um website autêntico. O problema é que invasores externos programaram as máquinas para rodar um outro servidor além do Apache, o nginx, responsável por distribuir as pragas virtuais.

Em seu blog (que pode ser visto pelo atalho http://tinyurl.com/nyca63), Sinegubko avisa que os servidores infectados podem fazer tudo o que um computador doméstico zumbi pode fazer, como auxiliar em ataques de negação de serviço e enviar spam, por exemplo. A principal diferença é que essas máquinas são muito mais potentes e têm uma ótima conexão com a internet, o que as torna ainda mais perigosas.

Apesar da ameaça ser considerada grave, o especialista explica que é muito mais fácil "caçar" e neutralizar um servidor rodando um código malicioso do que um computador doméstico. O endereço IP dos servidores não costumam ser dinâmicos (ou seja, não mudam periodicamente, são fixos), sendo portanto mais simples bloqueá-los.

Ele ainda avisa que todos servidores analisados rodam distribuições Linux comuns, muitas delas com vulnerabilidades vergonhosamente elementares, o que coloca em cheque a noção de que o sistema operacional é realmente seguro.

Zumbis e botnets
Além do medo tradicional de que o hacker obtenha informações do próprio usuário, invasões a computadores domésticos - e, pelo visto, a servidores também - estão sendo usadas pelos cybercriminosos para um mal maior.

As botnets são redes formadas por computadores infectados por vírus especiais capazes de torná-los "zumbis". Uma vez infectado, um PC zumbi pode ser controlado à distância por pessoas ou organizações criminosas.

Todos os PCs zumbis podem ser controlados ao mesmo tempo e de forma coordenada. Isso pode ser usado para enviar spam com abrangência global e até mesmo para atacar a infraestrutura de internet de países inteiros.

Botnets famosas têm um elevado número estimado de PCs zumbis. A Storm network, por exemplo, controla cerca de 80 mil computadores, enquanto o recente Conficker infectou algo em torno de 15 milhões de máquinas.

Os PCs zumbis também podem repassar o software que os infectou, ajudando a escravizar mais PCs sadios.

Hoje, estima-se que o interesse dos criminosos digitais pelos dados de um usuário doméstico seja muito pequeno. A grande motivação desses hackers é formar uma espécie de "exército zumbi" para poder atacar instituições maiores, sejam empresas ou governos.







unruly
unruly

Mensagens : 174
Data de inscrição : 02/09/2009
Idade : 39
Localização : 201.189.67.140

Ir para o topo Ir para baixo

Linux em dia Empty Mark Shuttleworth anuncia Ubuntu 10.04: Lucid Lynx

Mensagem por unruly Seg 21 Set 2009, 11:36 pm

Durante o Atlanta Linux Fest 2009 e UbuCon Atlanta 2009, Mark estava sentando e fez o anúncio do vídeo falando sobre o próximo Ubuntu 10.04  que terá o nome Lucid Lynx, veja o vídeo em inglês abaixo:


unruly
unruly

Mensagens : 174
Data de inscrição : 02/09/2009
Idade : 39
Localização : 201.189.67.140

Ir para o topo Ir para baixo

Linux em dia Empty Re: Linux em dia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos